top of page
Caroline Martins

Tipos de vazamentos acidentais e seu impacto ambiental





Os vazamentos acidentais são acidentes industriais classificados como desastres tecnológicos. Na classificação geral de EM-DAT, consideram-se três tipos: derramamento químico, derramamento de hidrocarbonetos e vazamento de gás.


O vazamento de gases é disperso na atmosfera por processos meteorológicos, mas em alguns casos retorna à superfície em forma de compostos nocivos capazes de serem absorvidos pelo solo; já o derramamento de substâncias líquidas perigosas contamina diretamente a água ou o solo e também pode implicar a liberação de gases nocivos para a atmosfera.


O termo “rota de exposição” faz referência ao conjunto de fatores que ligam uma fonte de contaminação com uma população. De acordo com estudo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (2005), esses fatores são:


• fonte de contaminação ou fonte emissora do contaminante ao ambiente;

• compartimento ambiental e mecanismos de transporte;

• ponto de exposição, isto é, lugar onde ocorre ou há potencial de ocorrer o contato humano com o contaminante;

• via de exposição, que são os caminhos pelos quais o contaminante penetra o organismo vivo (ingestão, inalação e absorção); e

• população receptora, aquela que está ou poderá estar exposta ao contaminante.


Os vazamentos acidentais são extremamente perigosos, seus impactos em muitos casos podem ser irreversíveis ou dificilmente assimilados pelo ser humano ou pelo meio ambiente. Algumas estimativas desses impactos, em âmbito global, podem ser calculadas a partir de dados disponíveis na base EM-DAT.


Quer saber mais sobre Gestão Ambiental e Sustentabilidade? Clique AQUI e converse com a nossa consultoria ambiental.




253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page