Um Programa de Gestão Socioambiental (PGS) consiste na adoção de uma série de requisitos e planos de ação, baseados em um diagnóstico da realidade do empreendimento no que concerne ao consumo de bens, recursos naturais e geração de resíduos sólidos.
Diretrizes para as ações do Programa de Gestão Socioambiental (PGS)
As seguintes diretrizes e práticas de sustentabilidade devem ser observadas na gestão de iniciativas:
· Atendimento ao princípio dos 8R's (repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar, reeducar, recuperar e responsabilizar-se);
· Promoção e adoção de práticas de consumo sustentável e do pensamento em ciclo de vida;
· Atendimento às normas ligadas à sustentabilidade; e
· Opção, sempre que viável, pela ação que melhor se adeque aos requisitos de sustentabilidade.
Inter-relação com outros programas
· Plano de Comunicação Social (PCS).
O Programa de Gestão Socioambiental (PGS) é uma ferramenta de planejamento e tem como meta auxiliar a implementação de práticas de sustentabilidade que visem à redução de consumo e à racionalização de gastos, possibilitando a otimização dos processos e a minimização dos impactos ambientais oriundos das atividades internas.
Para tanto, abrange aspectos como materiais de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, licitações sustentáveis, deslocamento sustentável, construções sustentáveis, capacitação com educação ambiental e comunicação para a sustentabilidade.
Conteúdo do Programa de Gestão Socioambiental (PGS)
Após a definição da estrutura do PGS, com base nos elementos apurados no diagnóstico, devem ser propostos planos de ação com objetivos, iniciativas, metas, responsáveis e cronogramas de execução, observando critérios relativos à economicidade, à racionalização de recursos, à mitigação dos danos ambientais, à eficiência e à transparência.
Por fim, para acompanhamento do desempenho da estratégia, são propostos indicadores e metas para os planos de ação.
Através da implantação do Programa de Gestão Socioambiental é possível colocar em prática o monitoramento do consumo de recursos naturais e de bens, da geração e destinação de resíduos sólidos, da qualidade de vida no ambiente de trabalho e de ações de educação ambiental.
O resultado esperado com a elaboração e implantação desse programa é a retroalimentação de ações e medidas corretivas para problemas detectados, como desperdício e falta de engajamento ambiental dos funcionários, com vistas ao alcance efetivo da tão almejada gestão sustentável.
Quer planejar, executar e monitorar um Programa de Gestão Socioambiental para o seu empreendimento? Clique AQUI para falar com a nossa Consultoria Ambiental!
Comments