A ecotoxicologia é a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas naturais ou artificiais sobre os organismos vivos, sendo uma ferramenta auxiliar nas análises de impactos ambientais causados por tais elementos, estimando assim sua toxicidade em relação ao organismo teste utilizado. Esta trata de movimentos de poluentes no ar, água, solos e sedimentos através da cadeia alimentar.
Pode ser entendida como a junção de ecologia e toxicidade. Ecologia é o estudo da interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem; Toxicologia é uma ciência que procura entender os tipos de reações causadas por substâncias químicas, bioquímicas e os processos biológicos responsáveis por tais efeitos, levando em conta a sensibilidade de diferentes tipos de organismos e as relativas toxicidades de diferentes substâncias.
O objetivo da ecotoxicologia é entender e prever efeitos de substâncias químicas em seres vivos e comunidades naturais.
No Brasil
A principal ferramenta legal brasileira que regulamenta o controle do lançamento de efluentes e a qualidade da água nos corpos hídricos é a Resolução CONAMA n°357/05, complementada e alterada pela CONAMA n°430/11, que dispõem sobre as condições e padrões de lançamentos de efluentes.
Em decorrência do aumento da poluição de corpos hídricos, essa resolução define os bioensaios como testes realizados para determinar o efeito deletério de agentes físicos ou químicos para diversos organismos aquáticos, com intuito também de avaliar o potencial de risco à saúde humana.
Existe ainda, uma série de organizações que recomendam a utilização de diversos procedimentos em diferentes espécies animais para a comprovação mais segura dos ensaios ecotoxicológicos, dentre eles a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ABNT elabora as normas para os bioensaios, padronizando o tipo de procedimento que deve ser realizado e buscando adaptar esses testes às necessidades do país.
Fonte: MSN Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.