Cada vez mais as empresas têm consciência do papel importante que desempenham na preservação e no comprometimento com as questões ambientais. Assim, a gestão ambiental, através da ferramenta do Diagnóstico Ambiental, favorece o desempenho das organizações, através da qualidade aplicada aos produtos e serviços desenvolvidos, bem como dos colaboradores envolvidos.
- O que é um Diagnóstico Ambiental?
É a caracterização e o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma área e/ou empresa, onde deve-se avaliar os seus pontos positivos, negativos e os pontos de melhoria. O Diagnóstico também faz parte de uma das etapas do Estudo de Impacto Ambiental – EIA, onde fornece informações para a identificação, avaliação e monitoramento dos impactos causados.
O Diagnóstico Ambiental pode ser realizado por diferentes motivos e objetivos, como por exemplo em um processo de licenciamento ambiental de um empreendimento. Essa ferramenta auxilia no conhecimento da situação ambiental da empresa, se existe algum risco de a atividade ser instalada no local desejado ou alguma outra questão ambiental, para que seja tomada a decisão para prevenir, controlar e corrigir os possíveis problemas ambientais.
Através do Diagnóstico Ambiental, os empreendimentos fortalecem sua imagem e, consequentemente, agregam valor ao seu produto frente à sociedade, seus stakeholders e aos seus clientes.
- Como o Diagnóstico Ambiental é realizado?
Para a realização do diagnóstico é necessário levar em consideração as 03 etapas apresentadas a seguir:
1) Avaliação do Meio Físico que consiste na descrição dos aspectos referente ao clima, solo, relevo e hidrografia da região de estudo;
2) Avaliação do Meio Biológico que consiste nos estudos da flora e da fauna (mastofauna, herpetofauna, avefauna, etc) da região, levando em consideração a existência de espécies protegidas e em extinção;
3) Avaliação do Meio Socioeconômico que consiste na população que será/é afetada pelo empreendimento, o uso e ocupação do solo os sítios arqueológicos, patrimônio cultural e histórico, entre outros.
Assim, a partir da realização do Diagnóstico Ambiental é possível avaliar os principais impactos causados ao meio ambiente e realizar projeções futuras desses impactos, o que é chamado de Prognóstico Ambiental.
A realização do Diagnóstico Ambiental é direcionada à solução dos problemas, levando em consideração os riscos envolvidos, as exigências legais (legislações e normas) e os aspectos financeiros da empresa, para que assim seja definida as metas e qual a melhor forma de alcançá-las.
Desse modo, o sucesso de um projeto está diretamente ligado a um diagnóstico desenvolvido por uma equipe multidisciplinar capacitada, que assegura uma qualidade técnica em todas as suas etapas, visando a solução dos problemas.
Sua empresa precisa de um Diagnóstico Ambiental? A Trilho Ambiental possui um corpo técnico multidisciplinar pronto para te ajudar! Clique AQUI para conversar com um dos nossos consultores.