É de extrema importância que os fornecedores da organização sejam conhecidos, bem como o acompanhamento do serviço prestado ou o processo produtivo, objetivando a qualidade ambiental e a imagem da empresa, além de manter uma boa gestão e certificações, como a ISO 14.001/2015.
A auditoria em fornecedores é um procedimento adotado para que as atividades desenvolvidas pelos prestadores de serviços e contratados sejam avaliadas, o que gera a garantia de que as informações documentais sejam compatíveis aos processos exercidos.
Desta forma, a auditoria de fornecedores uma ferramenta de controle para gerenciamento de riscos, evitando que os fornecedores da organização comprometam imagem e a qualidade da empresa, assim como de seus produtos e/ou serviços, perante a sociedade, órgãos públicos, entidades e clientes.
Agora, o questionamento que fica: quem é responsável por regularizar e dispor diretrizes para a realização de auditorias?
Em cada país existe um órgão responsável pela normatização técnica, no caso do Brasil quem desempenha este papel é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a qual inseriu os requisitos estabelecidos pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Portanto as diretrizes que devem ser seguidas para a realização de auditorias são encontradas na ABNT NBR ISO 19011.
A ISO 19011 dispõe dos requisitos que devem ser observados e realizados em uma auditoria, além dos procedimentos correlacionados.
A referida norma atribui que os fornecedores possuem impacto direto no sistema de gestão, sendo assim é extremamente importante que estes sejam sujeitos a avaliações periódicas.
Também é importante realizar um planejamento prévio, a partir de um check list de auditoria em fornecedores, o qual deve conter itens a serem avaliados, os quais permitam classificar a criticidade da atividade desenvolvida, os itens a serem exigidos vão desde os documentos que serão solicitados pertinentes a atividade do fornecedor a ser auditado, até a avaliação do desempenho.
Dúvidas? Entre em contato com a nossa consultoria ambiental clicando AQUI!
Comments