Todos os produtos, bens e serviços causam impacto ao meio ambiente ao serem produzidos e utilizados, em qualquer uma de sua etapa de vida, quais sejam: aquisição de matéria-prima, fabricação, distribuição, uso e disposição final.
Esses impactos podem ser mais ou menos significativos: eles podem ser de curta ou longa duração, e podem ser locais, regionais e/ou globais. A integração dos aspectos ambientais no projeto e no desenvolvimento de produtos e embalagens busca prevenir os impactos antes que eles aconteçam e minimizá-los quando não for possível evitá-los.
Quando falamos em embalagens, temos que conciliar estes conceitos ambientais com a função primordial da embalagem: acondicionar e proteger produtos, proporcionando a adequada distribuição, conservação e consumo destes - o que também se traduz em benefícios para o meio ambiente.
Paralelamente, cada vez mais empresas estão se conscientizando de que existem benefícios substanciais na integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de seus produtos e embalagens. Alguns destes benefícios podem incluir redução de custos, estímulo à inovação, oportunidades de novos negócios e melhoria da qualidade.
Objetivos ambientais relacionados às embalagens
a) Otimização dos recursos naturais, reciclagem e recuperação energética
Deve-se buscar a otimização da utilização dos recursos naturais, ou seja, a redução do consumo de matéria-prima, água e energia, sem prejudicar o desempenho da embalagem. Busca-se ainda priorizar e adotar soluções de projeto que tornem a embalagem adequada para reutilização, desmontagem, reciclagem ou recuperação energética.
b) Prevenção da poluição, da geração de resíduos e outros impactos
Processos de produção mais limpa, redução da geração de poluição na fonte produtora bem como de geração de refugos, evitando-se inclusive o uso de substâncias perigosas ou tóxicas.
Aspectos Ambientais relacionados às embalagens
Todos os produtos interagem com o meio ambiente no consumo de recursos da natureza e em emissões de refugos ou poluentes, que por sua vez resultam em impactos ambientais no ar, água, e/ou solo.
Temos por exemplo no caso dos alimentos o desgaste da terra no seu plantio e cultivo, incluindo o consumo de água e fertilizantes, o combustível e energia das máquinas colhedeiras, o processo de industrialização, entre outros.
No caso das embalagens temos a fabricação das matérias-primas e insumos, o impacto gerado pelo seu transporte, a energia dos equipamentos de conversão da embalagem, a geração de refugos, entre outros aspectos.
Os impactos ambientais de uma embalagem são em grande parte determinados pelas entradas e saídas de materiais e energia geradas em todos os estágios do seu ciclo de vida.
Os impactos ambientais abrangem também a forma de uso da embalagem (e do produto) e de seu descarte.
Ganhos da integração dos aspectos ambientais no projeto de desenvolvimento de embalagens
• Otimização do uso de matérias-primas, energia e água;
• Processos fabris mais eficientes;
• Redução da geração de resíduos industriais;
• Estímulo à inovação e criatividade;
• Incremento do conhecimento sobre a embalagem;
• Otimização da embalagem e sua funcionalidade;
• Melhoria do desempenho da embalagem para se evitar perdas antes do uso do produto;
• Identificação de novas embalagens ou estruturas de embalagens e combinações (por exemplo, a partir de materiais reciclados);
• Melhoria da imagem da empresa e da marca;
• Redução de riscos;
• Melhoria da comunicação;
• Substituição de componentes ou substâncias que contenham materiais poluidores e tóxicos.
Quer saber como adotar critérios de gestão ambiental e sustentabilidade no seu negócio? Clique AQUI e converse com a nossa consultoria ambiental.
Comments