Certificação ISO 14001 e Sustentabilidade: duas forças para o seu negócio
As mudanças climáticas e a busca pelo desenvolvimento sustentável não são fatores que modificam somente o meio ambiente, o mercado também muda.
Consumidores e fornecedores estão cada vez mais exigentes quando o assunto é adquirir determinado produto ou contratar um serviço. O que se tem perguntado é: essa empresa tem a sustentabilidade como princípio de gestão? É certificada de acordo com a norma ambiental?
O conceito Triple Bottom Line, criado pelo sociólogo John Elkington, diz que pessoas, planeta e lucro estão interligados, sendo necessário que os negócios sejam economicamente viáveis, ambientalmente responsáveis e socialmente justos.
Sim, a gestão ambiental pode caminhar lado a lado com a rentabilidade. Consumir menos recursos naturais, proteger o meio ambiente, reduzir o consumo de água e energia e gerar menos poluição têm impacto positivo na receita e na imagem das empresas.
Certificação ISO 14001 tem ganhado cada vez mais espaço
Não é por acaso que o número de certificações ISO 14001 têm crescido no Brasil e no mundo.
De acordo com dados do Certifiq, Sistema de Gerenciamento de Certificados, o número de certificações de Sistema de Gestão Ambiental (ABNT NBR ISO 14.001) no Brasil, tem aumentado bastante a partir do ano de 2011.
Há interesse por parte das organizações em buscar uma certificação que lhes traga benefícios econômicos e ambientais.
A certificação ISO 14001 atesta que a empresa em questão implantou o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), aperfeiçoando seu processo produtivo, controlando e monitorando seus aspectos e impactos ambientais.
Obtenção de benefícios econômicos e ambientais
A certificação ISO 14001 traz tanto benefícios econômicos quanto ambientais.
Quando se implementa um SGA (Sistema de Gestão Ambiental), tem-se uma visão ampla do processo produtivo, identificando fraquezas e buscando soluções, a partir de metas traçadas.
Dentre os benefícios econômicos estão a redução de gastos com água, energia e matéria-prima, possibilitando maior eficiência energética. Também há o benefício da redução dos gastos com coleta de resíduos e tratamento de efluentes líquidos.
Além disso, há menor geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos, diminuição da poluição e preservação de recursos naturais, beneficiando o meio ambiente.
Sustentabilidade como princípio de gestão
Vale ressaltar que estar engajado quanto à agenda do desenvolvimento sustentável é uma questão de sobrevivência e competitividade no atual cenário.
Empresas certificadas e bem-sucedidas quanto à aplicação do seu SGA, conseguem obter ganhos econômicos relevantes com diminuição de desperdícios, prevenção quanto às multas ambientais e melhoria da sua imagem.
Contudo, não existem fórmulas mágicas, mas sim comprometimento e conhecimento técnico para propor soluções e atingir metas! Empresas de sucesso não encaram a ISO 14001 apenas como uma norma no papel, mas sim como um princípio de gestão.
Por fim agradecemos a sua atenção na leitura do texto, e salientamos que a Equipe da Trilho Ambiental está inteiramente à disposição para sanar qualquer duvida ou apontamento.