Por que obter a certificação ISO 14:001:2015?
Muito tem se falado sobre sustentabilidade e como este conceito pode ser absorvido pelas empresas na busca por maior competitividade e eficiência energética. Uma gestão ambiental estratégica é capaz de proporcionar equilíbrio entre lucratividade e controle de impactos ambientais.
Nesse sentido, a busca por uma certificação que ofereça um norte quanto às melhorias ambientais, fortalecimento de imagem, vantagem competitiva e financeira, bem como engajamento dos funcionários e aumento da confiança dos steakeholders, torna-se fundamental para o destaque das empresas nesse atual cenário.
A norma técnica ISO 14.001:2015 tem como principal objetivo dar diretrizes para criação, implantação e monitoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) dentro das empresas. A norma é aceita internacionalmente e pode ser aplicada em empresas de diversos tipos e portes.
O SGA é um conjunto de políticas, procedimentos e práticas de uma empresa com o objetivo de equilibrar suas atividades produtivas e econômicas com a minimização de impactos ambientais e o uso racional dos recursos naturais, aumentando seu desempenho.
Alguns exemplos de melhorias proporcionadas por um SGA bem-sucedido são: a redução de gastos com água, redução de gastos com energia, destinação de resíduos devido à sua reutilização no processo produtivo, redução de emissões de gases de efeito estufa e melhoria da imagem da empresa no mercado.
De maneira geral, a Norma se divide em cinco etapas:
-
Planejamento: as empresas devem analisar sua organização interna e externamente, buscando entender seu contexto quanto a aspectos ambientais, necessidades e expectativas dos steakeholders, para então montar o escopo do SGA;
-
Objetivos: os objetivos estabelecidos devem considerar riscos e oportunidades a curto e longo prazos, bem como aspectos ambientais;
-
Implementação e Operação: a organização deve reunir recursos necessários para a implementação e operação do SGA, bem como determinar funções e definir competências. Os funcionários devem estar treinados e as informações devem ser compartilhadas com comunicação interna e externa. Também deve-se ter controle dos documentos e das operações. Além disso, a empresa deve estar preparada para responder em situações de emergência, mantendo organizados e acessíveis os processos e documentos necessários;
-
Avaliação de desempenho: esta etapa consiste no monitoramento, análise e avaliação do desempenho ambiental da empresa. Nela ocorrem a auditoria interna e o monitoramento, a fim de propor medidas preventivas e de correção, se necessárias;
-
Melhoria: por fim, a organização deve determinar oportunidades para a melhoria contínua e implementar ações para corrigir as eventuais não conformidades e alcançar os resultados pretendidos.
Cabe ressaltar que, em 2015, a norma ISO 14.001 sofreu atualização, substituindo a norma ISO 14.001 do ano de 2004. Sendo assim, as empresas que obtiveram a certificação antes do ano de 2015, têm até o ano de 2018 para se adequarem à norma atual.
A equipe da Trilho Ambiental está preparada com consultores altamente qualificados para realizar toda a adequação da norma ISO 14.001. Realizamos auditorias ambientais, auditorias de requisitos legais, auditorias internas, bem como toda a implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).